terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

TEMA: O Sítio do Picapau Amarelo
Série: 1º ano


Apresentação


Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou familiares mais próximos. As histórias infantis têm o poder de encantar e deslumbrar a todos que ouvem. Este projeto destaca algumas obras do escritor Monteiro Lobato para o público infantil, este escritor foi o primeiro autor brasileiro a escrever histórias infanto-juvenis.


Objetivos:
Geral:
Despertar o interesse pela leitura, resgatando a literatura infantil, tendo em destaque as obras literárias do escritor Monteiro Lobato.
Específicos:
Reproduzir com os alunos histórias infantis tendo como personagens a turma do Sítio do Picapau Amarelo.
Propor pesquisas sobre os personagens criados por Monteiro Lobato.
Identificar com os alunos as características dos personagens criados por Monteiro Lobato.
Conhecer algumas obras literárias de Monteiro Lobato.
Estimular a imaginação e a capacidade de criar e recriar histórias.
Desenvolver a capacidade de leitura de imagem e interpretação oral.

• Estratégias:


 Leitura e estudo da biografia do escritor.
 Leitura e interpretação oral de algumas histórias escritas por Monteiro Lobato.
 Visita s biblioteca infantil.
 Produzir um livrinho a partir das idéias dos alunos envolvendo uma história trabalhada em sala de aula.
 Montagem de painel coletivo a partir das pesquisas realizadas com os alunos.
 Produzir trabalhos artísticos com gravuras dos personagens do sítio.
 Visitar outras salas de aula socializando o aprendizado.
 Assistir a um vídeo com um dos episódios do sítio da Picapau Amarelo.


Tema: A floresta encantada.

Este tema lembra alguns personagens que fazem parte do nosso folclore brasileiro, estes personagens vivem em uma floresta próxima ao sítio e vivem aventuras mágicas juntamente com os personagens que moram no sítio. O Saci, a Iara, a cuca e o Pesadelo contagiam o mundo mágico do autor Monteiro Lobato.

• Culminância:


Estand com o cenário do Sítio para que os alunos possam relatar seu aprendizado de forma lúdica e criativa.


Recursos: livros de literatura, internet, gibis da turma do sítio, materiais diversos para confecção dos livros, murais e painéis.


• Avaliação:

Será processual, observando a criatividade nas produções artísticas e interpretação oral de cada aluno participante.




• Referência:


Manual do educador- Educação infantil/ Editora Construir.
Dicionário escolar. Caldas Aulete/ Editora globo/ Editora Nova Fronteira.


Pasta para guardar livrinhos

 Livrinhos produzidos com os alunos 
 
Fotos da culminância do Projeto


Visita a Biblioteca Infantil Moteiro Lobato